terça-feira, 25 de agosto de 2009

Dureza do coração

Momento cristão pensante...
Pensando muito ultimamente que como cristãos nossas opiniões tem que ser totalmente filtradas pela palavra. Numa geracao onde ter uma opinião é ultra-valorizado, e algumas pessoas estrapolam (vide comunidades no orkut, blogs, videos no youtube...enfim...)

Esses dias me peguei pensando sobre a questao do divórcio. (Calma, tá tudo bem aqui no condado Vatanen-Campos, we are happily ever after).
Mas infelizmente, muitos tem sofrido, e encarado com a questao de um casamento que nao dá certo.
Bem, eu vim de uma igreja que praticamente condena segundo casamento, cresci ouvindo isso minha vida toda. Vim pra Finlandia, e comecei a ouvir outro discursso, aquele lance que Deus é misericordioso e tal. E a coisa pegou quando um casal de amigos nossos, que se casaram no mesmo ano que nós, se separaram. A mulher abandonou ele, depois de dois anos de casados, o trocou por um homem duas vezes mais velho (leia-se cheio de rugas e sinais da idade...eca!)
Meu Deus, como nao querer que ele achasse alguém, e fosse feliz de novo? (Apesar do proprio ainda orar e esperar pela esposa)

Nessa minha crise valores antigos X Deus de graca, fui pra palavra. E confesso fiquei mais confuso ainda. Os textos fora de contexto meio que se contradizem, em algumas passagens há aquela excessao por adultério, em outras Jesus é firme dizendo que "o que Deus uniu, não separa o homem".

Fui buscar o significado das palavras , mas depois de uma extensa pesquisa, em diferentes versões chegeui a conclusão que segundo a bíblia não existe um segundo casamento. Não pretendo abrir aqui a minha busca profunda, deixo o desafio pros interessados.

Se vamos seguir a tal doutrina da excessão, então facamos isso na sua plenitude, apedrejando á morte a pessoa adúltera. No fim o Deus da graca venceu...

Enfim , comecei a construir a minha opiniao. Agora isso não significa que vou condenar quem acredita, ou vive um segundo casamento. Cada um é livre, e vai tomar conta diante de Deus das suas atitudes. It's very complicated, eu sei...

Outra questão a se pensar é essa idéia de que uma pessoa só é totalmente feliz se é casada. O casamento não é o fim de tudo, não é o objetivo das nossas vidas. Mais uma questão pra se pensar....Difícil

"Livra-nos Pai de ter um duro coracão..."

7 comentários:

Iana Coimbra disse...

Rô,

Isso tá parecendo aqueles papos do carro indo para o Guarujá! rs.

Então, eu não tenho uma opinião formada, pq já vi de tudo. Já vi gente divorciada e feliz. Já vi gente que casou com pessoas nada a ver e depois deu certo. Já vi quem casou com seres crentes que avacalharam tudo depois.

Mas uma coisa posso dizer: no meu conceito casamento é para sempre. Pq se vc casa pensando que se rolar um divórcio tá tudo bem, a coisa já começou errada.

Mas ao mesmo tempo não atiro pedras. Geralmente eu prefiro estender a mão.

Boa reflexão!

Bjs procês!

Ps: See ya soon!!!!!!

Mari Campos disse...

Gosto de ler seus pensamentos irmaos....e te entendo, afinal fomos criados da mesma forma e no mesmo contexto neh? E como é difícil encarar uma idéia contraria ao que sempre ouvimos e aprendemos como certo neh?

Eu não sei meu, tb não tenho opnião formada qto a isso....mas uma coisa é certa, na incerteza, eu não me arrisco rsrs.......complicado...

amo vc coisa linda!

saudades como sempre, e q vc e a saara possam ser felizes para sempre....esses dias tava lembrando qdo vc contou q tava namorando e a gente deu risada de vc hahaahha.....

Leticia Goes disse...

eita questaozinha complicada...
não tenho opinião formada sobre isso, principalmente pq isso é um tabu em certas denominações, e nós q fomos criados nelas carregamos esse discurso nunca debatido. Mas é fato que na Biblia não ha exemplos, tampouco conselhos para o segundo matrimonio, mas...não ha sequer CONSELHOS PARA O NAMORO, e ai, o q fazemos? Todos namoramos e nunca nos foi dito que iriamos para o inferno por isso. Sei q uma coisa não justifica a outra, quero dizer com isso que temos q continuar na busca pelas respostas e não fecharmos os ouvidos para o diálogo e debates, se temos dúvidas pq não as abrimos? Pq nos calamos?
fica ai o questionamento.

bjo ro

Leticia Goes disse...

ALGUNS CRENTES TEEM MEDO DE QUESTIONAR...ESSA É A VERDADE.

Rodrigo disse...

é verdade...concordo com vc...
é preciso pesquisar na palavra e tomar uma posicao, e no somente ouvir o que alguém ensina e tomar como verdade absoluta

Unknown disse...

E'isso ai filho a reposta vem da palavra precisamos fazer a oracao de Davi:Desvenda meus olhos pra que eu veja as maravilhas da tua palavra.Tirar a venda sempre traz revelacao.Continue assim!!!!!!Amo vc!

SamuelPeticor disse...

Estou construindo a minha opinião também:

Acredito que não exista segundo casamento "consiente" diante de Deus (o Senhor perdoa o tempo da ignorância), Quanto a misericórdia do Senhor está no fato do divorcio existir em função da dureza do coração humano, entretanto, não está citado muito menos aprovado que qualquer um dois dois se case novamente (Mt 5.31-32).

Conclusão: se o casamento "deu errado" é porque há pecado e é melhor permanecer só do que cometer adultério (o profeta Jeremias não se casou e o Senhor cuidou dele). O melhor mesmo é fazer a coisa certa desde o início e deixar o Senhor guiar o relacionamento desde o princípio (na verdade bem antes!)

Falei alguma asneira? (por favor me corrijam em caso positivo!)

Agradeço a oportunidade
Abraço!